Toda vez que o Banco Central eleva a Selic, como aconteceu nas últimas quatro reuniões do Copom, o título fica mais rentável
Considerado um dos títulos mais seguros negociados na plataforma Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma aplacação pós-fixado atrelado á taxa de juros da economia. Ou seja, toda vez que o Banco Central (BC) eleva a Selic, como aconteceu nas últimas quatro reuniões do Copom ( Comitê de Política Monetária), o título fica mais rentável. Atualmente os juros estão em 5,25% ao ano e o mercado projeta que a taxa esteja acima de 7% ao final de 2021. Quer dizer, então que é hora de apostar no Tesouro Selic?
Segundo analistas, o título é indicado para investimentos de curto prazo, de até dois anos, e para fazer uma reserva de emergência. O Tesouro Selic costuma ser o primeiro passo de investidores mais conservadores que resolveram sair da poupança. Porém, existem outras opções mais rentáveis dentro e fora do Tesouro Direto para quem quer aproveitar a Selic em alta.
Renda fixa é só rentabilidade da Selic
É justamente para conter o avanço da inflação que o Banco Central tem subido a taxa de juros. Na última reunião do Copom, em 4 de agosto, a Selic subiu um ponto percentual, a maior alta em 18 meses. O BC dá sinais de que outra alta, da mesma magnitude, vai acontecer no próximo encontro do Comitê, marcado para os dias 21 e 22 de setembro.
Tendo esse aumento dos juros, todos os tipos de investimento em renda fixa ficam mais atrativos, então é interessante dar uma olhada em outras opções além do Tesouro Selic, afirma Gabriela Mosmann, analista de investimentos da Suno Research.
Dentre as alternativas que podem render mais que a Selic , Gabriela citas os títulos do tesouro atrelados ao IPCA, CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), debêntures( títulos de dívida emitidos por empresas) e fundos de crédito privado. Segundo ela, investimentos pré-fixados devem ser evitados, já que o retorno é definido no momento da aplicação e o investidor pode deixar de ganhar com a alta dos juros no decorrer do tempo.
É um bom momento para deixar a Renda Variável?
Mesmo com os juros em alta, os analistas não recomendam que os investidores que já investem em ações saiam aleatoriamente da bolsa para compra Tesouro Selic ou outros títulos de renda fixa.
É um momento bom para montar posição em renda fixa buscando proteção, mas é preciso entender que a Bolsa é um produto diferente. Quem investe em ações tem visão de crescimento e longo prazo, não apenas de proteção de capital'', diz Caique Coutinho, especialista em renda fixa da Veedha Investimentos.
Para perfis moderado e arrojado, a renda variável continua sendo essencial para buscar ganhos mais significativos em conformidade com o apetite a risco destes investidores.
Para os iniciantes que deseja começar a investir no Tesouro Selic vou deixa minha dica: Corretoras para começar a investir
MODALMAIS
TORO INVESTIMENTOS
CLEAR
Fontes: cnn business
Bolsonaro diz que 7 de setembro será ultimado aos que acusa de descumprir Constituição
O presidente Jair Bolsonaro disse que as manifestações de seus apoiadores no feriado da Independência, na próxima terça-feira, serão um ''ultimato'' para aqueles que, segundo o presidente, descumprem a Constituição.
Em cerimônia em Tanhaçu, na Bahia, para assinatura de contrato de concessão da Ferrovia Integração Oeste Leste (Fiol), Bolsonaro disse que o recado das manifestações visará duas pessoas, que ele não citou os nomes, e que servirá para fazer com que elas se curvem á Constituição.
O presidente tem atacado frequentemente os ministro Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, acusando-os de exceder os limites constitucionais.
Moraes conduz inquéritos que investigam Bolsonaro e aliados, enquanto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se opõe ao voto impresso para urnas eletrônicas, uma das bandeiras do chefe do Executivo, que constantemente alega, sem apresentar quaisquer provas, que o sistema eleitoral é fraudulento.
''Essas uma ou duas pessoas têm que entender o seu lugar, e o recado de vocês, povo brasileiro, nas ruas na próxima terça- feira, dia 7, será um ultimato para essas duas pessoas: curvem-se à Constituição, respeitem a nossa liberdade, entendam que vocês dois estão no caminho errado, porque sempre dá tempo de se redimir'', discursou Bolsonaro, enquanto algumas das pessoas na plateia gritaram ''Fora Borroso''.
No discurso, Bolsonaro disse que atuará dentro das quatro linhas da Constituição, mas que saberá agir para, segundo ele, fazer valer a vontade do povo, caso entenda que outras pessoas descumpriram o texto constitucional.
''Nós não precisamos sair das quatro linhas da Constituição. Ali temos tudo que precisamos. Mas, se alguém quiser jogar fora dessas quatro linhas, nós mostraremos que poderemos fazer também valer a vontade e a força do seu povo'', afirmou.
A retórica inflamada de Bolsonaro sobre os protesto da próxima terça-feira e a movimentação de apoiadores também com discurso incendiário em redes sociais alguns prometendo comparecer armados têm gerado preocupações com o risco de as manifestações descambarem para a violência.
Comentários
Postar um comentário